hydrogen5

Subsídios ao hidrogênio disparam para US$ 280 bilhões com os EUA na liderança

Os subsídios anunciados para o hidrogénio de baixo carbono – um insumo crítico para um mundo descarbonizado – quadruplicaram nos últimos dois anos, ultrapassando os 280 mil milhões de dólares, de acordo com a última atualização da BloombergNEF. Os EUA estão muito à frente de todos os outros países, com os 137 mil milhões de dólares que deverão fluir para projetos elegíveis ao longo dos próximos 10 anos, tornando o hidrogénio limpo mais barato para todo o mundo.

A vantagem dos EUA advém da oferta convincente de 3 dólares por quilograma de hidrogénio de baixo carbono produzido – prometido ao abrigo da Lei de Redução da Inflação dos EUA. A BNEF estima atualmente o custo da produção de hidrogénio limpo entre 2,3 e 4,8 dólares por quilograma. O apoio dos EUA torna o hidrogénio de baixo carbono competitivo com o hidrogénio proveniente do gás natural, permite economias de escala e impulsiona a tecnologia para baixo na curva de custos, mudando o panorama do hidrogénio para todos.

Outros mercados estão a responder à Lei de Redução da Inflação dos EUA, mas não conseguem igualar o seu poder financeiro. Os subsídios europeus são cerca de 27% mais baixos e estão distribuídos por numerosos programas de subvenções nacionais, tornando-os menos acessíveis do que nos EUA.

Os subsídios dos EUA através do IRA assumem principalmente a forma de créditos fiscais. Novos mecanismos de financiamento, como contratos por diferença e subsídios de prémios fixos – que fornecem apoio às receitas para projetos de hidrogénio durante a operação – estão a começar a surgir na Europa, mas ainda carecem do peso necessário para fazer uma diferença significativa.

Os subsídios na Ásia-Pacífico são significativamente menores do que em outros lugares, representando apenas 4% do total global e concentrando-se principalmente na investigação e desenvolvimento.

As tecnologias para produzir e utilizar hidrogénio provavelmente tornar-se-ão mais baratas a nível mundial, impulsionadas pela procura dos EUA. Os países dependentes das importações de hidrogénio também poderiam tirar partido das exportações mais baratas de hidrogénio dos EUA. Alguns países como a Alemanha estão, portanto, a traçar estratégias para estabelecer a liderança como fornecedores de tecnologia para o sector do hidrogénio, em vez de produtores em grande escala.

Entretanto, o número de países com uma estratégia para o hidrogénio é agora de 44, enquanto 35 estão a trabalhar numa, de acordo com o mais recente Hydrogen Strategy Tracker da BNEF.

À medida que mais países divulgam uma visão para o desenvolvimento do seu sector doméstico de hidrogénio, muitos podem agora começar a repensar o seu papel num mercado global de hidrogénio face à produção mais barata dos EUA.

Sobre BloombergNEF

A BloombergNEF (BNEF) é um fornecedor de pesquisa estratégica que cobre os mercados globais de commodities e as tecnologias disruptivas que impulsionam a transição para uma economia de baixo carbono. A nossa cobertura especializada avalia caminhos para os setores da energia, dos transportes, da indústria, dos edifícios e da agricultura se adaptarem à transição energética. Ajudamos profissionais de comércio de commodities, estratégia corporativa, finanças e política a navegar pelas mudanças e gerar oportunidades.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900

Believing in the successful expansion of the hydrogen economy, we have created a permanent international forum for the discussion of issues related to the transition from fossil energy to renewable energy, where we will bring together business, political and scientific decision makers along the entire value chain of the sector to present new technologies.  

© 2023 Powered by  NürnbergMesse Brasil 

This website uses cookies to provide you with the best browsing experience.

Accept
Decline

HD22 - Innovations for the Global Hydrogen Economy (EN)

HD22 - Security of Supply Through Diversification (EN)

HD22 - Green Hydrogen as an Economic Opportunity for Partner Countries

Eletrolise! Tecnologias para Produção de Hidrogênio Verde



Power-2-You: Women in the Green Hydrogen Market



Event: 2nd Brazil-German Congress on Green Hydrogen

Event: 1st Brazil-German Congress on Green Hydrogen



Webinar: The role of Brazilian Green Hydrogen in the new global energy geopolitics – 08/25/2022



Webinar: O Hidrogênio Verde na Alemanha e as oportunidades para o Brasil – 20/10/2022



Webinar: Green Hydrogen Certification in Brazil – 01/26/2023



Report: Hydrogen Dialogue Latin America 2022