hydrogen5

Subsídios ao hidrogênio disparam para US$ 280 bilhões com os EUA na liderança

Os subsídios anunciados para o hidrogénio de baixo carbono – um insumo crítico para um mundo descarbonizado – quadruplicaram nos últimos dois anos, ultrapassando os 280 mil milhões de dólares, de acordo com a última atualização da BloombergNEF. Os EUA estão muito à frente de todos os outros países, com os 137 mil milhões de dólares que deverão fluir para projetos elegíveis ao longo dos próximos 10 anos, tornando o hidrogénio limpo mais barato para todo o mundo.

A vantagem dos EUA advém da oferta convincente de 3 dólares por quilograma de hidrogénio de baixo carbono produzido – prometido ao abrigo da Lei de Redução da Inflação dos EUA. A BNEF estima atualmente o custo da produção de hidrogénio limpo entre 2,3 e 4,8 dólares por quilograma. O apoio dos EUA torna o hidrogénio de baixo carbono competitivo com o hidrogénio proveniente do gás natural, permite economias de escala e impulsiona a tecnologia para baixo na curva de custos, mudando o panorama do hidrogénio para todos.

Outros mercados estão a responder à Lei de Redução da Inflação dos EUA, mas não conseguem igualar o seu poder financeiro. Os subsídios europeus são cerca de 27% mais baixos e estão distribuídos por numerosos programas de subvenções nacionais, tornando-os menos acessíveis do que nos EUA.

Os subsídios dos EUA através do IRA assumem principalmente a forma de créditos fiscais. Novos mecanismos de financiamento, como contratos por diferença e subsídios de prémios fixos – que fornecem apoio às receitas para projetos de hidrogénio durante a operação – estão a começar a surgir na Europa, mas ainda carecem do peso necessário para fazer uma diferença significativa.

Os subsídios na Ásia-Pacífico são significativamente menores do que em outros lugares, representando apenas 4% do total global e concentrando-se principalmente na investigação e desenvolvimento.

As tecnologias para produzir e utilizar hidrogénio provavelmente tornar-se-ão mais baratas a nível mundial, impulsionadas pela procura dos EUA. Os países dependentes das importações de hidrogénio também poderiam tirar partido das exportações mais baratas de hidrogénio dos EUA. Alguns países como a Alemanha estão, portanto, a traçar estratégias para estabelecer a liderança como fornecedores de tecnologia para o sector do hidrogénio, em vez de produtores em grande escala.

Entretanto, o número de países com uma estratégia para o hidrogénio é agora de 44, enquanto 35 estão a trabalhar numa, de acordo com o mais recente Hydrogen Strategy Tracker da BNEF.

À medida que mais países divulgam uma visão para o desenvolvimento do seu sector doméstico de hidrogénio, muitos podem agora começar a repensar o seu papel num mercado global de hidrogénio face à produção mais barata dos EUA.

Sobre BloombergNEF

A BloombergNEF (BNEF) é um fornecedor de pesquisa estratégica que cobre os mercados globais de commodities e as tecnologias disruptivas que impulsionam a transição para uma economia de baixo carbono. A nossa cobertura especializada avalia caminhos para os setores da energia, dos transportes, da indústria, dos edifícios e da agricultura se adaptarem à transição energética. Ajudamos profissionais de comércio de commodities, estratégia corporativa, finanças e política a navegar pelas mudanças e gerar oportunidades.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900

Acreditando na ampliação bem-sucedida da economia do hidrogênio, criamos um fórum internacional permanente para a discussão de assuntos relacionados com a transição da energia fóssil para energia renovável, onde reuniremos decisores empresariais, políticos e científicos ao longo de toda a cadeia de valor do setor para apresentar novas tecnologias.  

© 2023 Powered by  NürnbergMesse Brasil 

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar a melhor experiência de navegação.

Aceitar
Negar

HD22 - Innovations for the Global Hydrogen Economy (EN)

HD22 - Security of Supply Through Diversification (EN)

HD22 - Green Hydrogen as an Economic Opportunity for Partner Countries

Eletrolise! Tecnologias para Produção de Hidrogênio Verde



Power-2-You: mulheres no mercado de Hidrogênio Verde



Evento: 2º Congresso Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde

Evento: 1º Congresso Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde



Webinar: O papel do Hidrogênio Verde brasileiro na nova geopolítica global da energia – 25/08/2022



Webinar: O Hidrogênio Verde na Alemanha e as oportunidades para o Brasil – 20/10/2022



Webinar: Certificação do Hidrogênio Verde no Brasil – 26/01/2023



Relatório: Hydrogen Dialogue Latin America 2022