< Voltar

depositphotos_340414566-stock-photo-cities-beaches-world-city-fortaleza

“O Ceará é uma grande janela do H2V para a Europa”, diz líder da em Energia e Serviços da PwC

O Ceará segue na vanguarda do hidrogênio verde no País. São 30 memorandos de intenção (MOU) de investimento em Hidrogênio verde no Ceará, dos quais três resultaram em pré-contratos com valores de investimentos estimado em US$ 8 bilhões.

Para o sócio-líder em Energia e Serviços de Utilidade público PWC Brasil, Adriano Correira,  o Estado é considerado a “janela” de oportunidades, especialmente a exportação do H2V para a Europa.

Confira abaixo a entrevista:

Focus – Como você observa a demanda global de hidrogênio verde? O Ceará consegue atender o mercado?

Adriano Correira – A demanda global por hidrogênio, estimada pela PwC, é de algo entre 150 – a 500 milhões de toneladas métricas. O fator crítico para o desenvolvimento do hidrogênio verde é a dinâmica de redução de custos nos próximos anos. Hoje, os custos de produção estão estimados entre USD 3 E USD 9 por kg, com estimativa de redução para algo entre USD 2 E USD 6 por kg até 2030. Esse custo está diretamente ligado aos custos de geração de energia renovável, onde o Nordeste, e em particular o Ceará, possui custos extremamente competitivos.

O Nordeste tem um potencial enorme para produzir e comercializar hidrogênio verde. Seja pela vocação que a Região tem em geração de energia renovável, como a energia solar e eólica.

Focus – Que fatores chamam atenção no Nordeste para a produção de H2V?

Adriano – O Nordeste tem uma curva de ventos impressionante. Isso faz com que haja redução do CO2 e consequentemente aumenta a produção de hidrogênio verde, pois durante o seu processo não há produção de CO2.

Além do grande potencial para a produção de hidrogênio, o Nordeste também pode exportar energia na forma de amônia,  sendo enviada de volta em forma de hidrogênio, pela Alemanha, por exemplo. A Região possui a capacidade de exportar 25% de hidrogênio verde que a Europa vai consumir nos próximos anos. É um volume considerável que pode fomentar a economia da Região, gerando mais empregos e impulsionando outras cadeias que estão em volta.

Focus – Como a PwC observa o Ceará no mercado do hidrogênio verde?

Adriano – O Ceará se posicionou muito bem nos últimos anos. Teve uma disciplina para planejar e executar, trazendo diversos agentes para trabalhar juntos, fazendo sempre parcerias com o poder público e investidor privado, trazendo investidores com interesse no tema e capacidade de financiar a produção. Diante disso, o Estado é um dos principais polo do mundo na produção de hidrogênio verde.

Hoje a gente analisa o Ceará como uma grande janela para o hidrogênio verde, principalmente porque o Estado vem trazendo uma rota de exportação para Alemanha, além dos interesses dos europeus em financiar a própria produção do hidrogênio verde aqui no Ceará.

Fonte: https://focus.jor.br/o-ceara-e-uma-grande-janela-para-o-hidrogenio-verde-para-a-europa-diz-lider-da-em-energia-e-servicos-da-pwc/

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

SÃO PAULO

Acreditando na ampliação bem-sucedida da economia do hidrogênio, criamos um fórum internacional permanente para a discussão de assuntos relacionados com a transição da energia fóssil para energia renovável, onde reuniremos decisores empresariais, políticos e científicos ao longo de toda a cadeia de valor do setor para apresentar novas tecnologias.  

© 2023 Powered by  NürnbergMesse Brasil 

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar a melhor experiência de navegação.

Aceitar
Negar

HD22 - Innovations for the Global Hydrogen Economy (EN)

HD22 - Security of Supply Through Diversification (EN)

HD22 - Green Hydrogen as an Economic Opportunity for Partner Countries

Eletrolise! Tecnologias para Produção de Hidrogênio Verde



Power-2-You: mulheres no mercado de Hidrogênio Verde



Evento: 2º Congresso Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde

Evento: 1º Congresso Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde



Webinar: O papel do Hidrogênio Verde brasileiro na nova geopolítica global da energia – 25/08/2022



Webinar: O Hidrogênio Verde na Alemanha e as oportunidades para o Brasil – 20/10/2022



Webinar: Certificação do Hidrogênio Verde no Brasil – 26/01/2023



Relatório: Hydrogen Dialogue Latin America 2022